Em 2012, o furacão Sandy atingiu a costa leste dos Estados Unidos e causou estragos sem precedentes em Nova Iorque. A tempestade trouxe uma quantidade assustadora de água para as ruas, túneis e metrôs da cidade; o National Ocean Service relatou um aumento do nível de água de quase três metros no Battery Park. Muitas infraestruturas foram danificadas em diversas regiões, casas foram inundadas e pessoas ficaram ilhadas.
Na esteira dos acontecimentos, o concurso de projeto Rebuild by Design, decorrente da Força-Tarefa de Reconstrução do Furacão Sandy em parceria com o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) dos EUA, buscou projetos para resolver as vulnerabilidades estruturais e ambientais da orla da cidade diante do agravamento de desastres naturais e dos impactos da crise climática.
O Bjarke Ingels Group e uma equipe de arquitetos internacionais, urbanistas, paisagistas, engenheiros e outros, conhecidos coletivamente como BIG Team, desenvolveram o projeto THE BIG U.
O BIG U envolve um sistema de proteção de 16 quilômetros ao longo da orla marítima do sul de Nova Iorque. O sistema não apenas protegeria as comunidades locais e os indivíduos em risco dos efeitos devastadores das inundações, mas também incorporaria as necessidades e o caráter dessas comunidades. Em outras palavras, o BIG U não seria um muro e não separaria comunidades dos belos espaços à beira-mar. Em vez disso, as estruturas usadas para proteger a cidade também seriam centros de atividade social.
Saiba mais sobre o projeto BIG U no mini-documentário apresentado acima, que conta com a participação da diretora de paisagismo do BIG, Jamie Maslyn Larson, e dos paisagistas Doug Breuer e Autumn Visconti.